Dezembro

Dezembro é aquele tipo de mês que ou você ama ou você odeia. E não dá pra fugir muito dessa regra porque dezembro tem todos os clichês, todos os sentimentalismos, todos os tipos de emblemas e representações que um mês pode ter. Do tipo ou você realmente embarca nesse espírito ou simplesmente ~atravessa~ dezembro, esperando com todas as forças que janeiro chegue logo.

tumblr_mbfhsaGEgo1rw9i2mo1_400_large

Eu sou e sempre fui do primeiro time e até hoje, toda vez que chega essa época do ano, fico me perguntando porque afinal eu amo tanto dezembro. Sabe quando a gente fica procurando uma resposta difícil de encontrar? Porque não dá pra dizer que existe uma única resposta pra isso. São muitas, na verdade.

Mas daí eu penso que eu amo dezembro porque adoro essas luzinhas de Natal, que podem ser douradas, multicoloridas ou branquinhas, mas que piscam infinitamente e deixam a cidade muito mais bonita. E claro que todo lugar tem seu exagero, tem umas casas que até assustam de tanto pisca-pisca que possuem, mas ah, até essas tem lá seu encanto, trazendo um pouquinho de brilho pras noites.

Eu amo esse clima de final de ano, amo que as pessoas conseguem transformar uma data específica do calendário em um momento importante pra todo mundo. O fato do ano mudar pode até não representar uma transformação palpável na sua vida, mas pode representar uma transformação muito mais interior, do tipo contrato que a gente faz com a gente mesmo e pensa “quero isso e vou correr atrás disso.”

tumblr_meqj104qUn1rc2doxo1_500_large

E dezembro pra mim é isso, é esse sentimento de que não importa quanto errado as coisas deram (ou não) até aqui, tem mais 365 dias pela frente pra você virar o jogo, pra você ser mais feliz do que triste, pra você aprender mais, estudar mais, ler, escrever, se divertir mais.

Eu gosto do clima de dezembro não porque soa como comercial de margarina, mas, exatamente ao contrário, é porque eu desejo ardentemente que não seja pura propaganda. Desejo – e acredito – que aqueles votos não são da boca pra fora, que as pessoas realmente se importam umas com as outras e que, afinal, dezembro tem o poder de despertar bons sentimentos na gente. E eu espero que eles perdurem por todos os outros meses do ano.

tumblr_med8sbc3xk1rliyy9o1_500_large

Eu amo dezembro porque eu amo dezembro. Amo porque tem um monte de festa e dá pra ver e rever um monte de gente querida. Eu amo dezembro porque eu faço listas de tudo que deu certo no ano que passou e de tudo que eu vou lutar pra acontecer no que virá. E amo dezembro, principalmente, porque acredito única e exclusivamente que dezembro só é tão mágico assim não por causa das suas datas, afinal datas sozinha não significam nada, mas porque as pessoas tornam dezembro um mês diferente de todos os outros. São elas que que deixam esses dias com uma carinha diferente, com um clima, uma vontade, um jeito só seu. Eu amo dezembro porque ele poderia ser um mês como qualquer outro, mas nós escolhemos fazê-lo especial.

3 pensamentos sobre “Dezembro

  1. Somos duas. Eu gosto muito dezembro. Acho que o final de ano é sempre tão incrível pois naturalmente traz ares de mudança e pra mim, isso é mágico.

    Tão bom ler os teus textos. Sempre lindos.

Deixe um comentário